sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Eu li: Especial Stephen King - Quatro Estações

Continuando o Especial Stephen King, hoje vou falar do segundo livro que adquiri dos muitos do escritor. Comprei o Quatro Estações há muitos anos na praia. É um dos livros que mais gosto dele. No livro, somos apresentados a uma outra faceta do mestre do suspense, Stephen King. São quatro histórias bem diferentes do universo habitual do autor, mas com a mesma marca de excelente contador de histórias que ele conquistou ao longo de sua carreira. King constrói narrativas baseadas no dia-a-dia de personagens comuns. São quatro contos sem ligação entre si e como o nome do livro já entrega, cada um se passa em ma estação do ano.
Vou explicar um pouco do que se trata cada conto.

Em Primavera eterna – Rita Hayworth e a redenção de Shawshank, o escritor toma a injusta condenação de um homem à prisão perpétua como ponto de partida para falar sobre o desejo de liberdade. A adaptação para as telas do cinema - com atuações de Tim Robins e Morgan Freeman - fez grande sucesso sob o título Um Sonho de Liberdade.

Já a perda da inocência é retratada por King em Verão da corrupção – Aluno inteligente, que descreve a estranha relação entre um velho torturador nazista e um rapaz de apenas 13 anos de idade fascinado pelo terror do III Reich. O conto chegou às telas grandes com direção de Bryan Singer ( X –Men) e Ian McKellen (Magneto, Gandalf) interpretando o nazista com o nome O Aprendiz.

Na trama seguinte, Outono da inocência – O corpo, o autor dá novos contornos ao tema do rito de passagem da juventude para a maturidade, utilizando-se das reações de um grupo de adolescentes confrontados com a morte ao se verem diante de um cadáver. A história se transformou no filme Conta Comigo, revelando atores como River Phoenix, Corey Feldman e Kiefer Sutherland.

Vida e morte voltam a aparecer na quarta e última novela, Inverno no clube – O método respiratório, que relata a luta de uma jovem para conceber seu primeiro filho a qualquer custo.

É um livro legal de se ler e que gerou dois filmes que estão entre meus preferidos, Um Sonho de Liberdade e Conta Comigo. Já O Aprendiz, apesar de ser bem fiel ao conto, não me agradou tanto.
Como sempre recomendo a todos que gostam de boas histórias e especialmente para quem acha que Stephen King só escreve terror e afins. Se você é uma dessas pessoas, vai se supreender com este livro.

Bem, por hoje era isso paliteiros, espero que tenham gostado.
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Ótima resenha. Vou começar a ler a segunda novela deste livro agora.

    ResponderExcluir
  2. Cara, este livro é muito bom e as 4 histórias são bem legais. Vale mesmo a leitura.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...