sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Eu li: Belas Maldições

Cara, procurei este livro por muito tempo mesmo, e há uns 3 anos atrás andando pela feira do livro de Poa, achei ele perdido numa banca e sai muito feliz aquele dia.Mas vamos a história: Segundo as 'Belas e precisas profecias de Agnes Nutter', o mundo vai acabar num sábado. No próximo sábado, e ainda por cima antes do jantar. O que é um grande problema para Crowley, o demônio mais acessível do Inferno e ex-serpente, e sua contraparte e velho amigo Aziraphale, anjo genuíno e dono de livraria em Londres. Eles gostam daqui de baixo (ou, no caso de Crowley, daqui de cima). Portanto, eles não têm outra alternativa senão encontrar e matar o Anticristo, a mais poderosa criatura do planeta. O problema é que o Anticristo é um garoto de 11 anos e, ao contrário de tudo o que você já possa ter visto em algum filme, é um garoto que adora seu cachorro, se preocupa com o meio ambiente e é o filho que qualquer pai gostaria de ter. Além, claro, de ser indestrutível. Este é o mote usado pelos escritores britânicos Neil Gaiman e Terry Pratchett para contar uma versão hilária e muito particular do apocalipse. Se vocês acompanham o Palitos sabem quem são os dois.Um dos momentos mais interessantes do livro, que mistura história, cotidiano e cultura contemporânea, é quando o demônio Crowley (fascinado em colecionar carros antigos) conversa com o anjo Aziraphale (colecionador de livros raros) e diz que nem o príncipe das trevas seria capaz de conceber algo como a bomba-atômica ou a inquisição, maldades totalmente humanas. “Em matéria de maldades, humanos dão de dez a zero no capeta”.Os quatro cavaleiros do apocalipse são muito bem apresentados. Os Cavaleiros de Belas maldições... trocaram os cavalos por motos e cada um age de maneira diferente: Guerra é uma bela mulher que atraí – ou distribui – seu nome onde passa; Fome é um executivo do ramo de alimentos que criou uma popularíssima marca de comida que não engorda, mas também não alimenta; Morte é apenas um Motoqueiro alto, robusto e imutável; e Peste... Bom, Peste está aposentada desde 1929, quando descobriram a Penicilina. Poluição, então, tomou seu lugar.É legal no decorrer do livro perceber os pequenos detalhes da personalidade de cada cavaleiro.
É um livro muito bom e engraçado. Não tem como não rir na hora que o cão do inferno aparece para Adam, o anticristo, e a única coisa que o garoto tem que fazer para começar o fim do mundo é dar um nome demoníaco para o cachorro e ele dá o nome de Cão. Heheh As crises existenciais do Cão depois disso são muito boas. Os autores criam vários personagens marcantes e cada um tem seu momento no decorrer da história.
Bom,recomendo a todos paliteiros lerem este livro. Vale muito apena ver como o mundo acaba ( ou não).

Bela Maldições: Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa, Neil Gaiman e Terry Pratchett. São Paulo: Editora Bertrand Brasil, 1998, 376 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...