quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Eu li: O Fabuloso Maurício e seus roedores letrados

O Fabuloso Maurício e seus roedores letrados é um livro que gosto muito mesmo, ganhei ele no longínquo ano de 2004 e desde lá é um dos meus livros preferidos, (vou fazer um post sobre todos eles um dia) tanto que já reli ele umas 4 vezes no mínimo.
Ele foi escrito pelo britânico Terry Pratchett, ele é o autor da série Discworld e parceiro habitual de Neil Gaiman. O Fabuloso Maurício se passa no Discworld, mas quase nenhuma referência é feita a isso - na verdade poderia se pensar que acontece no nosso Universo comum, se o Universo comum comportasse uma Universidade Invisível onde os ratos que fuxicam o lixo adquirissem, de repente, a capacidade de raciocinar e falar.
O Maurício do título é um gato que, ao comer um rato letrado, adquire consciência de si e do mundo, além da capacidade de falar. A partir daí passa a fazer o que todos os gatos fazem: manipular pessoas. Só que pessoas, no entender de Maurício, são todos indivíduos capazes de falar, e isso faz com que sua recém-adquirida consciência o obrigue a sempre tentar conversar com uma presa antes de comê-la.
Os roedores letrados eram ratos comuns que comeram do lixo mágico da Universidade Invisível e, ao adquirirem consciência, fala e, pasmem, alfabetizar-se, começaram a escolher seus próprios nomes entre as palavras encontradas nos trastes jogados fora. É assim que encontramos personagens como o frágil guru Perigoso Feijão, a atrapalhada ratinha Nutriente e Bronzeado Intenso, o equivalente roedor de Bruce Willis em Duro de Matar.
Mas o que a princípio parece ser uma paródia do Flautista de Hamlin aos poucos vai mudando de rumo e confronta a humanidade demonstrada pelos ratos com a crueldade humana, tudo temperado com o cinismo do aproveitador Maurício. Mas até este esfarrapado gato de rua acaba mostrando, a certa altura e muito a contra gosto, que é melhor do que parece.
É um livro muito bom de se ler. Terry Pratchett não deixa a peteca cair em nenhum momento, os capítulos nunca se estendem tempo demais para se tornarem maçantes e sempre tem um gancho que deixa o leitor intrigado para continuar a leitura.
Recomendo este livro a todos os paliteiros, vale muito a pena o investimento, afinal os livros de Terry Pratchett podem ser lidos por todas as idades sem preconceitos.

O Fabuloso Maurício e Seus Roedores Letrados (The Amazing Maurice and his Educated Rodents), Terry Pratchett São Paulo: Editora Conrad, 2004, 250 páginas.

Até a próxima paliteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...