quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Eu vi: Robocop (2014)



Cresci vendo filmes de ação e afins dos anos 80. Sempre vou lembrar e reassistir filme como Highlander, Predador, Alien, Goonies, Gremlins e claro Robocop.  
Sempre achei ele muito legal, toda aquela violência, crítica social e era um robô com o que restou de um cara dentro. Aquilo ali era muito legal de se ver quando éramos crianças. E o melhor, tudo sem esta mania do politicamente correto dos dias de hoje.

Pois então, depois desta pequena contextualização vamos ao reboot da série que estreou nos cinemas este mês.

Aqui vai um resumão do filme sem spoiler para quem ainda não sabe do que se trata.

A história se passa em torno do incorruptível e incansável detetive Alex Murphy, que investiga crimes na cidade de Detroit e acaba mexendo onde não devia. Após seu parceiro Jack Lewis (sim, nesta versão é um parceiro e não uma policial) ser baleado em uma operação, ele decide investigar sozinho a rede de corrupção da cidade, mas sofre um atentado que quase tira sua vida. Então entra em cena a famigerada Omnicorp e o plano de trazer para o mercado doméstico a produção de soldados robôs com a função de proteger o país, que já mantem várias regiões do mundo sob custódia, por assim dizer. O presidente da companhia, Raymond Sellars (Michael Keaton muito bem no papel), empenha-se arduamente com a ajuda do apresentador de TV Pat Novak (Samuel L. Jackson também muito bem) nesta meta. Assim, com a autorização da esposa de Alex e a ajuda do Dr. Dennett Norton (Gary Oldman sempre muito bem em seus papéis, sou fã do cara desde Drácula de Bram Stoker), decidem transformar o moribundo Murphy em uma máquina, porém os planos da empresa não saem como planejados.

E o que eu achei do filme?

Desde o começo da produção não me importei muito com ele, ia acabar assistindo mas nunca fiquei indo atrás e especialmente, nunca fiquei criticando a cada foto ou vídeo que era divulgado. Na verdade não sou um destes nerds xiitas que ficam criticando tudo antes de ver o resultado final. Prefiro esperar o produto ser lançado para depois falar algo.
Pois então, agora que vi o filme posso afirmar que achei bem legal mesmo.

Gostei bastante desta nova versão dirigida por José Padilha, os rumos que o novo filme tomou me agradaram e mesmo não sendo ultraviolento e com um Detroit mais limpa e clara, gostei.

Coisas como a mão humana do Robocop ou o fato da armadura ser preta que incomodaram muita gente não me incomodaram em nada. E o fato dele correr e pular foi muito bem contextualizado mostrando as próteses que são construidas para soldados ferido.



Outra coisa que achei boa foi a participação mais ativa da família dele neste filme, no outro eles eram meras lembranças e aqui são importantes pro rumo que a história toma. 


A luta contra os ED-209 foi bem interessante também e desta vez ele não enfrenta somente um deles como no original. Até vou procuras uma miniatura deste novo ED para colocar junto com o original na estante. :D

Outra coisa que incomodou muita gente foi o final. Até entendo o por que muita gente não gostou dele, mas particularmente achei bem interessante, diferente do que a maioria espera, com certeza.

No filme clássico sobra pouco do Murphy depois do atentado, já nesta nova versão o que sobra é angustiante de se ver quando a armadura é aberto. Um cena que tu espera que acabe logo.
O pessoal reclamou que a viseira é retrátil, mas não é uma visão legal quando ele esta sem o capacete. :D A viseira, por sinal, só desce quando ele vai entrar em acão.

É isso aí, achei o filme bem legal e que vale a pena ser assistido, mas como um filme novo. Gostaria de ver um continuação dirigida pelo Padilha, mas parece que ele já disse que não esta interessado. Uma pena, ia ser legal ver o ponto de vista dele para uma continuação.

Ah, e só pra constar, a armadura clássica faz uma ponta, ele faz todos os mesmos sons clássicos de robô quando se move, tem as frases clássicas e a trilha original. Quem não ficar emocionado com a trilha quando aparece o logo do Robocop, não viveu plenamente a infância vendo estes filmes. hehe

Bom, por hoje era isso. Espero que tenham gostado.
Já viram o filme? Gostaram? Odiaram? Comentem aí.
Valeu paliteiros, até a próxima.

E o filme fecha com a versão do The Clash de I Fought The Law. :D



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...