terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Eu li e vi: Scott Pilgrim contra o mundo


Bom, acredito que todo mundo aqui já ouviu falar desta série ou do filme certo?
Mas pra quem não conhece aqui vai um resumão:

Scott Pilgrim é uma série de histórias em quadrinhos criada por Bryan Lee O'Malley, que foi lançada no Canadá e nos Eua em 6 volumes e por aqui saiu pela Companhia das Letras em 3 volumes.

A série conta a história de Scott Pilgrim ( isso mesmo hehe), um canadense de aproximadamente 24 anos, preguiçoso, anti-herói, roqueiro de garagem, que vive em Toronto, Canadá, tocando baixo na banda de "Sex Bob-OMB". Ele se apaixona pela entregadora de encomendas Ramona Flowers, mas deve derrotar os sete ex-namorados, chamados de "A Liga dos Sete Ex-namorados Malvados", para que Scott possa ficar com ela.

Se vocês não conhecem a série vão ler isso e ficar pensando que é uma simples história de amor e crescimento interno do personagem, bem, se não fosse a maneira como é contada, seria isso mesmo. hehe

Em Scott Pilgrim, o universo dos videogames é usado para construir metáforas para explicar comportamentos e sentimentos dos personagens envolvidos. Eles passam por portais que o levam a outros pontos da cidade de Toronto ou a universos paralelos com muita naturalidade, ao acumularem “pontos” ganham armas e até “vida extra” e os inimigos derrotados viram moeda, como em vários jogos, tudo isto para mostrar que Scott, ao avançar etapas, está indo ao seu amadurecimento, se tornando um ser humano mais completo, conseguindo enxergar seus erros e tentando corrigi-los.


Cara, são muitas referências nerds pra se pescar durante a leitura, que vão desde bandas de rock até quadrinhos e especialmente games, como os exemplos abaixo



Além disso foi lançado um filme baseado na série e apesar de ser bem fiel em várias partes ele adapta ou deixa de fora outras importantes.
Então se vocês é daqueles que acreditam que o filme, já tem tudo que há na HQ, cabe o um aviso. Apesar de adaptar de forma quase literal muitas partes dos seis álbuns, o filme corta muitas informações importantes, principalmente sobre o passado de Scott Pilgrim. Há também passagens que são mais aprofundadas nos quadrinhos, facilitando até a compreensão de algum fato que ficou nebuloso quando você viu o longa-metragem. Outras (poucas) passagens são exclusivas do filme ou ficaram fora de ordem original da montagem do longa.

E tenho de dizer que gostei bastante do filme. Vi bastante gente reclamando dele, mas se vocês se deixarem levar pela história ele ee bem legal, só não podem ver o filme esperando algo pé no chão.

E outra coisa em relação ao filme. Preferi a luta do longa do Scott contra o gêmeos à luta dos quadrinhos. Mas isso já é minha opinião. hehe


Bom, Scott Pilgrim não é uma série ou um filme que todo mundo aqui vai gostar. Mas recomendo bastante para qualquer um que nasceu a partir de 1982, por aí. Não somente pelas referências, mas também por falar um pouco da nossa geração que nasceu por esta época.

Vejam aí o trailer do filme.



É isso aí paliteiros, espero que tenham gostado da dica.
Até a próxima.

6 comentários:

  1. Meu, eu gostei desta série. Achei bem legais as referencias e tal. Só preferi a luta final do filme. A dos quadrinhos ee legal, mas como assisti o filme antes acho melhor rsrsrsrs
    Massa teu blog.

    ResponderExcluir
  2. Valeu.
    Sabe que eu até que gostei da luta final dos quadrinhos. As duas são diferentes, mas são legais no contexto de cada história heheh

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiago.

    Eu sempre passo an frente desse gibi, penso em levar, penso noq ue está na fila ainda, penso se vou gostar e no final penso demais e o momento passa. A Quadrinhos na Cia. divulgou ele como uma obra essencialmente voltada pro público juvenil. Ele é mais do que isso?

    Tu destacas a maneira como é contada. Mas esteticamente, falando de HQs, é foda e tal?

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. E aí meu, tudo tranquilo?
    Cara, a série é voltada pro público juvenil sim, mas tb pra gente que nasceu no meio dos anos 80 por ali. Como eu disse é um história legal, mas tu tem que estar com a mente aberta pra ver algo diferente e uma coisa que me incomodou um pouco no começo é o estilo de arte da série. Os desenhos são meio estranhos em uma primeira vista, mas nada que não de pra acostumar. Se vale a leitura, bom, dai vai do teu momento, se tu tá lendo heróis e afins pode até gostar mas tu vai aproveitar mais se tiver a fim de ler algo mais underground e fora dos quadrinhos da grandes editoras.
    Bom, não sei se me fiz entender, mas qualquer coisa avise.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fez entender sim. Bem, você não é o primeiro a recomendar. Ainda vou encarar. Até porque sou de 1984 e posso igualmente me divertir nas referências. hehe. Abraços!

      Excluir
  5. Amigo, seguem dois tamanhos diferentes do banner que você pediu. Obrigado e abração!
    http://2.bp.blogspot.com/-77BeAMqmbew/TyQz3qrVYVI/AAAAAAAAARE/O8nwOgp-Snk/s1600/qs-button-143x64.png
    http://2.bp.blogspot.com/-xds55c6zCpM/TyQ0JaoSGaI/AAAAAAAAARQ/Fz1uB2SlWwc/s1600/qs-button-155x76.png

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...