quinta-feira, 7 de julho de 2011

Eu (re)li: A Era Metalzóica

Tá aí uma história que eu acho massa.
Achei uma edição em um sebo na praia a muitos anos e ela virou um dos xodós da minha coleção. heh Não vou mentir que na época peguei por causa da capa e do preço, míseros 99 centavos, se não fosse bom pelo menos não ia ser caro.
Num primeiro momento a história parece estranha, mas acabei sendo conquistado por aquele mundo, pela história, pela arte, muito bom mesmo.

Para quem não conhece a história nos apresenta um planeta futurista todo habitado por tribos de robôs inspirados em animais, como se fosse um futuro de nossa própria terra, no melhor estilo Heavy Metal.

Ela nos apresenta a jornada da intrépida Jool, um dos poucos seres humanos remanescentes que vivem em um futuro onde nossa magnetosfera foi destruída e a nociva radiação cósmica praticamente esterilizou nosso planeta.

Isso obrigou os robôs (que foram criados inicialmente para servir aos humanos) a se adaptarem ao rigoroso ambiente (e assumirem formas animalescas similares aos animais atuais, o que é chamado de convergência evolutiva). Criando várias classes de robôs, desde os que agem como simples animais lutando pela sobrevivivência até robôs em forma animal que pensam e falam.

Um destes grupos dos chamados robôs sapiens é a aldeia dos Mekakas, símios robôs de diversas formas que se intitulam os maiores robôs da Terra.

Seu líder é um gorila que se acha o maioral chamado Armageddon, ele apagou suas emoções menos úteis, como piedade e senso de moral, que se alia a Jool para tentar destruir Amok, o Deus-Fera, líder dos Rodamamutes, que tem o nome auto explicativo certo? ehhe após este ter atacado sua aldeia e matado diversos Mekakas para obter metal.

A hq foi feita por Pat Mills (roteiro) e Kevin O'Neill (arte), sendo que o`Neill é mais conhecido por aqui por ter desenho a Liga Extraordinária do Alan Moore. (Outra obra imperdível para quem gosta de bons quadrinhos).
Ela foi lançada em 86 e saiu por aqui em 89 na coleção Graphic Novel da Abril.
Vejam aí um exemplo da arte da revista com a manada de Rodamamutes sendo caçada.


Bom, espero que tenham gostado da minha dica, não falei muito sobre a história em si para não dar spoilers. heh
Sinceramente recomendo a leitura, especialmente se vocês já estão meio saturados de super heróis e estão procurando algo mais alternativo e claro, se você gosta de robôs lutando pela sobrevivência em um futuro desolado. hehehe

Se ficaram interessados vale a pena dar uma garimbada em sebos ou podem baixar aqui, já que ela dificilmente vai ser relançada por estas bandas de novo.

Bom, valeu paliteiros, até a próxima.

3 comentários:

  1. Meu, li isso a muito tempo e achei muito foda. Nem lembrava dela, vou ver se ainda tenho na minha coleção e reler. Valeu cara.

    ResponderExcluir
  2. muito boa, lembro que da mesma época saiu Gilgamesh pela editora globo, Drácula em graphic novel, Mundo Sem Fim, akira, enfim boa safra... abraços, Moonshadow..

    ResponderExcluir
  3. Sim, aquela época saiu muita coisa boa mesmo. Teve A Guerra de luz e trevas que achei bem massa também e ainda tenho o sonho de consumo de ter a coleção do Akira completa hehe

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...