quarta-feira, 8 de abril de 2015

Eu vi: O Predestinado ou o filme com mais paradoxos temporais da história do cinema!



Continuando as postagens sobre viagem no tempo, depois da última post a pesquisa e vários paliteiros me disseram que o filme O Predestinado de 2014 era muito legal. Então como confio nos meus dois fiéis leitores fui procurar o filme e não é que ele é bem legal mesmo?

Realmente gostei do filme. O longa acompanha um agente temporal que é enviado a uma série de viagens no tempo desenhadas para garantir a continuidade de sua carreira na lei por toda a eternidade. Mas antes disse tem como última missão recrutar um novo agente enquanto persegue o único criminoso que o enganou ao longo do tempo.

Sei que parece um resumo superficial, mas acreditem, não posso falar mais sem estragar a surpresa. Posso garantir que mesmo se você é macaco velho nos filmes de viagem temporal, vai acabar achando o filme interessante, especialmente pelas leis de viagem no tempo criadas e o grande número de paradoxos. E olha que não são poucos, mas o que em alguns filmes poderia ser um erro ou um furo, aqui não é um problema dentro do universo criado.

O futuro é aqui.
Universo este que surgiu no conto de 9 páginas All You Zombies, escrito por Robert Heinlein em um dia, em 1958. Para quem não esta ligando o nome a pessoa, Heinlein é o escritor de Tropas Estelares, Um estranho numa terra estranha entre vários outros clássicos da ficção científica que mereciam ser relançados por aqui.

O conto, apesar do título, não é de zumbis e aparece em várias listas de ficção científica como uma das maiores histórias de todos os tempos e a mãe de todas as histórias de paradoxos temporais. Heinlein é considerado um dos grandes mestres da ficção científica, junto com Phillip K. Dick, Isaac Asimov e Arthur C. Clarke.

O filme tem algumas mudanças em relação ao conto, afinal são somente 9 páginas, para preencher o material um pouco, mais alguns personagens foram adicionados, tais como o Sr. Robertson e o Detonador Sussurrante que embora não existesse na história original ele pode ser ligado a breve citação de um Guerra Sussurrante de 1963 e um "período desagradável" por causa de um erro em 1972. Mas nada disso atrapalha em nada quem quiser ler o conto e ver o filme. Recomendo fazer os dois. E para ajudar vocês e poupar tempo na pesquisa, segue o link do conto em português. De nada!

Bom, recomendo muito o filme e o conto, vejam, leiam e se surpreendam. Apesar de ter descoberto o final do filme, isso não estragou em nada a experiência e mesmo tendo visto e lido várias obras com o tema, devo admitir que o paradoxo final foi bem interessante.
Outra coisa que me chamou atenção é um conto de 9 páginas escrito em um dia no ano de 1958 entrar para a história como um dos melhores de viagem no tempo, isso é muito legal e dá um pouco de esperança para qualquer escritor. Eu pelo menos fiquei empolgado.



Bom, por hoje era isso. 
E aí, já viram o filme? Vão ver? O que acharam? Comentem aí.

Valeu paliteiros, até a próxima e se forem viajar no tempo lembrem-se:

"Nunca faça ontem o que deve ser feito amanhã. 
Se finalmente for bem sucedido, nunca mais tente."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...